Vírus: Poéticas Digitais - Grupo interdisciplinar e colaborativo de produções audiovisuais e de arte digital

Vírus poéticas digitais Rafaela Pires março 2021 1

Sobre

A série de encontros do grupo "VÍRUS :: Poéticas Digitais" tem como objetivo promover discussões entre interessados em diferentes áreas artísticas como artes visuais, música, design e artes da cena, a fim de estabelecer experimentos e produções artísticas integradas em formato remoto.  

Como parte de nosso repertório traremos comunicações especializadas sobre arte digital, música eletrônica e fabricação digital, bem como, orientações para experimentos feitos primeiro individualmente e depois coletivamente.

Diferente da sigla em inglês “DIY” (faça você mesmo), o “DIT” (“do it together”, faça em conjunto), pressupõe as produções feitas em grupo. Quando indivíduos com diferentes experiências, costumes, pontos de vista e habilidades conseguem organizar suas ações harmonicamente na criação de um projeto em comum, ideias mais complexas e enriquecidas podem tomar forma.

Trabalhar em conjunto é sempre um desafio. Mas quando se consegue não perder de vista as qualidades, limites, possibilidades de criação, senso de colaboração e divisão de autoria nesse grupo em comum, o aprendizado vivenciado com o diverso é singular e as possibilidades criativas podem surpreender.

Dez encontros serão realizados entre os dias 05.04 a 07.06 das 19h as 21h nas segundas feiras. Os primeiros encontros são destinados à apresentação de exemplos, ferramentas artísticas digitais e conceitos próprios de cada campo de atuação do convidado. Somado à esta breve apresentação, serão passadas possibilidades de exercícios ou tópicos de pesquisa para que os integrantes possam ter um contato mais aproximado/prático com o conteúdo exibido. Em uma segunda etapa do projeto, os encontros se voltam para discussões sobre interesses em comum e abertura para o surgimento de temáticas que possam se desenvolver em conjunto dentre os participantes. Orientações serão conduzidas e espaço para exposição de pontos de vista de cada um será fundamental para que surjam ideias.

As palestras e orientações desta série de encontros, serão realizadas por: Adriano Claro Monteiro, Eduardo Nespoli, Dorival Rossi, Priscila Guerra, Alexandre Nunes e Rafaela Blanch Pires.

O interessado faz a inscrição por meio do link abaixo. Serão utilizadas duas plataformas (zoom e jitsi), com acesso liberado apenas aos inscritos.

Faça a inscrição Aqui (disponível até 31.03)

Vírus poéticas digitais Rafaela Pires março 2021 4

 

Mais informações:

OBJETIVOS: Estabelecer encontros entre pessoas com diferentes habilidades artísticas para a elaboração de projetos em linguagem eletrônica que integrem as áreas de música, artes da cena, design e artes visuais.

METODOLOGIA: As metodologias utilizadas serão um misto do uso das “metodologias ativas”, criação em processo e a pesquisa em design através da prática. As metodologias ativas tem por objetivo desenvolver autonomia na aquisição do próprio conhecimento através de pesquisas teóricas e práticas. A criação em processo abre espaço para a livre experimentação com materiais e ferramentas sem uma concepção previamente definida, mas que emerja a partir da própria prática. Como diz o nome, a pesquisa em design através da prática se baseia nas observações e experimentações feitas dentre as possibilidades, parâmetros e materiais dados.

CONTATO: adalabufg@gmail.com

COORDENAÇÃO:  Profª. Rafaela Pires

Vírus poéticas digitais Rafaela Pires março 2021 2

Vírus poéticas digitais Rafaela Pires março 2021 3

 

   


Edições anteriores: 17/07 a 07/08 de 2020