45º Festiva Internacional de Música - Professores convidados
Abner Landim, violino
Natural de São Paulo, Abner Landim formou-se bacharel e mestre na Buchmann - Mehta School of Music (BMSM) na Universidade de Tel-Aviv em Israel na classe do solista Hagai Shaham. Estudou também por muitos anos com o mundialmente renomado professor Chaim Taub. No Brasil foi aluno de seu pai, o luthier Jayme Landim; com quem iniciou seus estudos, Cláudio Cruz e Pablo de León. Participou de Masterclasses com os violinistas Zakhar Bron, Boris Belkin, Fernando Hasaj, Midori, Leila Josefovich, Guillaume Sutre e Roi Shiloah. Em 2011 recebeu o diploma de honra ao mérito concedido aos alunos de maior destaque da BMSM e em 2013 obteve junto ao Quarteto Brasileiro de Tel Aviv o 1º lugar na competição de música de câmara da BMSM em Israel apresentando-se com o quarteto em várias salas de concerto na Alemanha, Israel e Brasil. Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da Buchmann - Mehta School of Music sob a regência do maestro Zubin Mehta em concertos no Carnegie Hall em Nova York, Auditório Charles Bronfman em Tel Aviv e em turnê no Brasil. Foi membro da Orquestra de Câmara de Israel e da Orquestra Solistas de Tel Aviv, participando de concertos em Israel e Rússia. Tocou como músico convidado na Orquestra Filarmônica de Israel e OSESP, e spalla convidado da Orquestra do Estado de Mato Grosso, Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. A convite do maestro John Neschling foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de 2015 a 2018 onde atuou também como solista. Como professor ministrou masterclasses na Faculdade de Música da USP em Ribeirão Preto, UFG e também no Encontro de Cordas da Amazônia em Belém do Pará. Desde 2015 é spalla da Orquestra Filarmônica de Goiás. Em 2019 gravou juntamente com a OFG o solo do concertino para violino e orquestra do compositor brasileiro Guerra Peixe, que será lançado pelo selo Naxos para diversos países. |
André Vidal, tenor
Natural de Fortaleza, André Vidal é mestre em performance musical pela Royal Academy of Music de Londres, sob a orientação de Glenville Hargreaves. Reside em Brasília desde 2004, onde atua como solista, regente, arranjador, compositor e preparador vocal. André é um dos tenores mais reconhecidos e requisitados de sua geração, tendo atuado em todas as principais salas de concerto e teatros do Brasil, junto às principais orquestras e maestros do país e do exterior. Especializado em música do séc. XVIII e XX, tem em seu currículo todas as grandes obras sacras de Bach e Mozart, além de óperas como O Barbeiro de Sevilha, Don Giovanni, A Flauta Mágica, A Italiana em Argel, Lucia di Lammermoor, Pigmalião e A Carreira do Libertino. Atuou como professor de canto na Escola de Música de Brasília por vários anos, além de sete edições dos Cursos Internacionais de Verão de Brasília (CIVEBRA), do Festival de Londrina, do Colóquio de Música Antiga de Goiás, do Festival MI - Música na Ibiapaba, da Semana de Música da Universidade Federal do Ceará. Foi também professor da disciplina Técnicas de Arranjo Coral no Curso de Especialização em Regência Coral da Universidade Federal da Bahia. |
Adib Vera - Trombone Baixo Bacharel em Trombone Baixo pelo Conservatório de Amsterdam foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, entre eles, Donald Yaxley Bass Trombone Competition (ITF 2016 – Julliard School), BMC International Tenor and Bass Trombone Competition (Budapest - 2016), Trombone Quartet Competition (ITF 2015 – Valencia) e Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2009). Tem sua principal formação educacional no Conservatório de Amsterdam, de 2012 a 2015, sob orientação do professor Ben van Dijk (Trombone Baixo na Rotterdam Philharmonic Orchestra) e também dos professores Jorgën van Rijen (Primeiro Trombone na Royal Concertgebouw Orchestra), Pierre Volders (Primeiro Trombone na Rotterdam Philharmonic Orchestra) e Remko De Jager (Segundo Trombone na Rotterdam Philharmonic Orchestra). Sua formação de base ocorre na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), de 2006 a 2010, com o professor Gilberto Gianelli (ex-primeiro Trombone da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo). Continuou seus estudos na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), de 2010 a 2012, com os professores Darrin C. Milling (Trombone Baixo na OSESP) e Darcio Gianelli (Primeiro Trombone na OSESP). Participou dos principais festivais de trombone do mundo como Slide Factory e Internacional Trombone Festival onde teve o privilégio de participar ativamente de master classes com renomados professores, entre eles, Michel Becquet, Ian Bousfield, Stefan Schulz e Brandt Attema. Atuou também em importantes orquestras do país e do exterior, tais como, Rotterdam Philharmonic Orchestra, Netherlands Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica Portuguesa e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde trabalhou com céleres maestros como, Sir Richard Armstrong, Stéphane Denève, Gennady Rozhdestvensky, Kristian Järvi, Marc Albrecht e Yan Pascal Tortelier, entre outros. Lecionou em variados e importantes festivais de música do país (Festival internacional SESC-Pelotas, Festival de Trombones da UniRio, Festival Brasileiro de Trombones da ABT, dentre outros) e é atualmente integrante da Orquestra Filarmônica de Goiás, onde atua desde 2015, com a qual participou da gravação de 3 álbuns dedicados à música orquestral brasileira de Guerra-Peixe e Claudio Santoro (Guerra-Peixe Vol.1 [2015], Guerra-Peixe Vol.2 [2016] e Claurio Santoro Vol.1 [ainda a ser lançado pelo selo Naxos]). |
André Sanches - Fagote Iniciou seus estudos musicais no ano de 2005 na Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a orientação do renomado Professor e Mestre Fabio Cury. Em 2009, passou a ser orientado por Alexandre Silvério na mesma instiuição. Em 2011 foi academista da Orquestra Sinfonica do estado de São Paulo (OSESP), sob a orientação de José arion Linares. Foi vencedor dos Jovens Solistas da Orquestra Jovem de São Paulo e do premio Ernani de Almeida Machado na categoria Sopros (2012). Atuou como fagotista nas orquestras: Orquestra jovem de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP (OCAM) e como academista teve participação com a orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, atuou tambem na Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES) e atualmente é fagotista da Orquestra Filarmonica de Goiás (OFG). Participou de grandes festivais no Brasil como Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Poços de Caldas, Curso Internacional de Brasília (Civebra 2006) e já teve master class com grandes nomes do mundo fagotístico como: Cristian Beuse (Akademie für Alte Musik – Berlim, Alemanha), Pierre Martens (Sinfonica de Bamberger – Alemanha), Alessandro Batagline (Sinfonica Toscani, Itália), Carlo Colombo (Conservatório de Lion, França) e Lincolion Washinton (Tenesse University, EUA). Sanches é graduado em fagote pela faculdade Cantareira sob a Orientação de Fábio Cury. |
Danielle Dumont
É cantora e professora de canto lírico e popular. Doutoranda em Música/Performance (Unesp); Mestra em Música (UFG), na área de Performance em Canto com ênfase em Filosofia da Música; pós-graduada em Pedagogia e Tecnologia para a Voz e o Canto (UNED – Madrid), em Voz Cantada (FNH) e pós-graduanda em Psicologia Analítica com ênfase em Mitos, Contos e Arte; graduada em Licenciatura em Música pela universidade de Brasília (UnB) e formada em canto lírico pela Escola de Música de Brasília. Passou por orientação de Marília Álvares (UFG), Daniela Stieff (AUS), Maestro Marconi Araújo, Fabio Centanni (ITA) e Ariadna Moreira. Danielle transita entre o canto lírico e o popular e pesquisa o canto crossover. Sua produção artística é bastante diversa, indo da música de concerto à música de câmara e da música popular, rock, jazz e teatro musical à ópera. Atualmente leciona em seu Studio Vocal, atendendo cantores do Brasil e de outros países, nos mais diversos estilos musicais e vocalidades. |
Delmary Vasconcelos de Abreu
Docente de música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em música pela UFRGS, mestrado em linguagem (UFMT), licenciatura em letras (Unemat) e em música (IPA/RS). Possuiu pós-doutorado em educação na linha cultura, escrita e linguagens pela UFPel. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB e líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia, certificado pelo CNPq desde 2013. Suas pesquisas têm como foco histórias de vida de educadores musicais brasileiros e a musicobiografização como vertente teórico-metodológico em contextos educativo-musicais. Além disso, possui experiência na área de canto popular. |
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Elvira Alves |
Fellipe Oliveira O Baixo-barítono Fellipe Oliveira iniciou-se no Canto Lírico com a profa. Fátima de Brito em Maceió. Em 2005 deixou o 4o ano de Medicina pela Música. Estudou no Bacharelado de Canto da UNESP em São Paulo com Martha Herr, e privadamente com Isabel Maresca. É Mestre em Ópera e em Performance Vocal pelo Royal Conservatoire of Scotland, em Glasgow – Escócia. Aprimorou-se por 4 anos com a lendária soprano Mirella Freni e concluiu o Curso de alto aperfeiçoamento (Opera Studio) no Teatro Comunale Luciano Pavarotti, ambos em Modena, Itália. Já colaborou com a Royal Scottish National Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestra Regionale della Emilia Romagna, Amazonas Filarmônica, Sinfônicas de Minas Gerais, do Espírito Santo, da Paraíba, de Campinas, dos Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro entre outras. Em 16 anos de carreira, cantou em praticamente todos os grandes Teatros do Brasil em óperas e concertos, incluindo o Teatro Amazonas, Theatro da Paz em Belém, Theatros Municipais do Rio de Janeiro (onde fez debut duplo em 2015, primeira vez no TMRJ e como Fígaro nas Bodas de Fígaro) e de São Paulo e o Palácio das Artes de Belo Horizonte. Na temporada 2014/ 2015 debutou no Teatro Bolshoi, em Moscou. Desde 2013, participa nas temporadas dos Teatros de ópera de Modena, Piacenza, Reggio Emilia, Parma, Ferrara, Udine e Lucca, na Itália. É também professor de Canto e preparador vocal, ministra cursos em universidades e escolas de música de todo o Brasil. |
Humberto Amorim
Violonista, professor e pesquisador, leciona violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007. É doutor em Musicologia pela UNIRIO, mestre em violão pela Universidade de Alicante (Espanha), com uma formação acadêmica que compreende sete diplomas (1 doutorado, 2 mestrados e 4 graduações). Publicou dezenas de artigos em revistas científicas e é autor de dois livros publicados pela Academia Brasileira de Música (ABM): Heitor Villa-Lobos e o Violão e Ricardo Tacuchian e o Violão. Lançou dois DVD’s (Tacuchian por Humberto Amorim, pela ABM; e Céus de Rondônia, pela FUNARTE). Recebeu 7 premiações em concursos instrumentais, já se apresentou em 15 países e suas iniciativas foram contempladas em editais pela CAPES, CNPq, Funarte, Fundação Porosus (França) e Fundação Biblioteca Nacional, instituição na qual foi pesquisador-residente entre 2015 e 2017. Desde 2015, seu projeto de pesquisa “Pioneiros do Violão no Brasil” vem resgatando milhares de partituras desconhecidas, perdidas ou raras (incluindo peças de Villa-Lobos e do século XIX) em acervos e coleções públicas e privadas, no Brasil e na Europa, repertório que vem sendo difundido em textos, palestras, gravações e edições. |
Hellington Gonçalves Sebastião - Trombone Trombone Solista na Orquestra Filarmônica de Goiás e professor no Projeto ELI - Goiania, arranjador e co-idealizador do Quinteto Metallivre e da série ALMA Originals onde é integrante do Alma Trombone Ensemble em São Paulo. Natural de Cachoeira Paulista-SP, iniciou seus estudos de trombone com Prof. Reinaldo José Camargo na cidade de Itapevi-SP, tendo anos depois ingressado no Centro Tom Jobim atual EMESP, onde estudou com Prof. Fernando Chipoletti e depois no Instituto Baccarelli com os Professores Dro Donizetti Fonseca, Me.Darcio Gianelli e Gilberto Gianelli. Especializou - se com importantes trombonistas do cenário mundial como Jørgen Van Rijen, Enrique Crespo (in memorian), Ralph Sauer, Carl Lenthe, Larry Zalkind, Ben Van Dick, Bradley Kerns, entre outros. Foi principal trombone na Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra e Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, como convidado na Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Música Antiga da Universidade de São Paulo, Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo, grupos de câmara como Slide Arts Brazil, Ensemble Paulistano de Trombones, SPBrass, também em festivais no Conservatório de Tatuí, festival internacional de inverno de Campos do Jordão, festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas-MG, FEMUSC, São Paulo Brass Week (USP) e Rafael Mendez Brass Institute na University of Denver (Lamont School of Music) Colorado USA, onde foi convidado para participar do concerto final com o renomado grupo Summit Brass. Trabalhou com renomados maestros como Neil Thomson, Zubin Mehta, Isaac Karabtchevisky, Roberto Minczuk, Mark Whitlock, Ronald Zollman, Francisco Valero - Terribas, entre outros. Alcançou a final do concurso jovens solistas da Orquestra Sinfônica Heliópolis e venceu o concurso jovens solistas da Banda Sinfônica Jovem do estado de São Paulo, solando o concerto para trombone e orquestra do compositor Launy Grondahl. Com a Orquestra Sinfônica Heliópolis tocou com vários nomes da música popular brasileira como: Fafá de Belém, Simoninha, Toquinho, Luiz Melodia, Lenine, Ivete Sangalo, Samuel Rosa, Toni Garrido, além das gravações para as novelas da TV globo "Meu Pedacinho de Chão" e "Velho Chico"e para o filme brasileiro "Tudo o que aprendemos juntos" com o ator Lázaro Ramos; Atuou no musical Cabaret com a atriz Cláudia Raia e também gravou para nomes consagrados da música gospel como Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento, entre outros. Em parceria com o trombonista Fernando Cardoso, gravou o disco “Conversa de Bach”, com as quinze invenções de Johann Sebastian Bach. Estudou bacharelado na Faculdade Santa Marcelina e foi professor assistente no Instituto Baccarelli, além de professor convidado na 1°Jornada Trombonistica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
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Isabela Sekeff |
Jader Araujo iniciou seus estudos de teoria musical na igreja e começou a tocar trompete na Banda Marcial de Goiânia, logo após ingressou no CEP em Artes Basileu França onde teve aulas regularmente com o professor Rogério Rosembergue. Fez parte da Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, logo após ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP onde teve aulas regularmente com o professor Adenilson Roberto Telles e Fernando Dissenha. Tocou na Banda Sinfônica Jovem de São Paulo e na Orquestra Filarmônica Infanto Juvenil de São Paulo. Participou de masterclasses de trompetistas renomados no cenário nacional e internacional. Participou de festivais como Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC e Festival de Música SESC - Pelotas RS dentre outros. Atualmente é formando do curso de licenciatura com habilitação em trompete na Universidade Federal de Goiás. Desde 2013 atua como trompetista na Orquestra Filarmônica de Goiás. |
Levi Teixeira |
Lígia Moreno, piano |
Lyubomir Popov - Contrabaixo |
Mariana Menezes - Regência Aclamada pela crítica especializada como "uma jovem regente com memória prodigiosa" e com uma "maturidade artística tipicamente associada aos grandes mestres", Mariana Menezes já conduziu todas as principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica Municipal (Theatro Municipal de São Paulo), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras. Menezes é regente associada da Orquestra Filarmônica de Goiás desde 2021 e é Diretora Artística da Sociedade de Concertos de Brasília. |
Mario Masera Nacido en Mendoza, República Argentina, en 1965. Comenzó sus estudios musicales desde niño en la Sociedad Filarmónica de Mendoza (flauta dulce, conjunto instrumental Orff y expresión corporal), y luego en el Taller de Expresión (flauta dulce y piano) y en la Escuela de Música de la Universidad Nacional de Cuyo (oboe y lectura musical). Egresado de la Facultad de Artes y Diseño de la Universidad Nacional de Cuyo, Argentina, de las carreras de profesorado de música especializado en Dirección Coral, Órgano y Teorías Musicales, obteniendo las más altas calificaciones. Fueron sus maestros, entre otros, Edith Peinado (órgano), Felipe Vallesi (dirección coral), Mirtha Poblet (contrapunto), etc. Realizó estudios de especialización en música antigua en la Scuola de Musica Antica Venezia (Venecia, Italia), con Aldo Bova y Marco Rosa Salva (flauta dulce) y Edward Smith (clave); y en el Stituto di Musica Sacra di Firenze (Florencia, Italia) con Francesco Cannizzaro (órgano). Ha realizado números cursos de perfeccionamiento en música antigua (Manfredo Kraemer, Juan Manuel Quintana, Mario Videla, Mónica Cosachov, Gabriel Pérsico, Diego Nadra, Jacques Ogg, Edmundo Hora, Pedro Memelsdorff, Pierre Hamon, María Rosa Domínguez, Martín Oro, etc). Actualmente se desempeña como profesor titular en la FAD-UNCuyo en las cátedras de Órgano, Contrapunto y Fuga, y por extensión de su cargo, de las cátedras de Bajo Continuo, Clave Complementario y Canto Gregoriano. Ha sido director de las carreras de música de la FAD-UNCuyo y consejero directivo. Ha participado como jurado en numerosos concursos nacionales para cubrir cargos docentes universitarios. Dirige el Festival de Órgano de la FAD-UNCuyo desde 2001. Como organista, ha brindado conciertos en Argentina, Chile e Italia. Como continuista, participa en la actualidad del grupo de cámara Zeffiro-vientos antiguos (desde 2000), con quienes han brindado conciertos en los principales festivales de Argentina y Chile. Dirige el grupo madrigalista Vocal 1500 desde el año 1999, con quienes han actuado en Argentina, Ecuador e Italia. Esta agrupación ha siso condecorada con el premio Mejor Grupo de Cámara por el Senado de la Provincia de Mendoza. Como contratenor, ha actuado en conciertos de cámara y en oratorios (El Mesías de G. Haende; Stabat Mater de A. Vivaldi; Gloria de A. Vivaldi, etc. y óperas (L’Anfiparnaso, de Vecchi; Céphale et Procris d. E. de la Guerre). |
Patrick Viglioni - Clarinete |
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Ricardo Zúñiga Inicia sus estudios musicales a muy temprana edad en el Instituto Nacional de Música de Panamá. A los 15 años inicia formalmente sus estudios de contrabajo bajo instrucción del Profesor Roberto (Papín) Flórez, quien es actualmente Profesor de contrabajo del INAM y contrabajista Principal de la Orquesta Sinfónica Nacional de Panamá. A los 17 años gana una audición para formar parte de la Orquesta Sinfónica Nacional de Panamá. Culmina sus estudios de Licenciatura en el INAM en el 2008 convirtiéndose así en el primer egresado de la carrera de ejecución de contrabajo de esta institución. En el 2010 inicia estudios de maestría en la Universidad de Austin Texas U.S.A. con el Profesor DaXun Zhang, contrabajista solista considerado como uno de los mayores exponentes del contrabajo como instrumento solista a nivel mundial. Luego de [inalizar sus estudios de Maestría en el 2012, Zúñiga inicia estudios de Doctorado en contrabajo en la Universidad de Texas, los cuales culmina en el año 2015. El mismo año luego de haber [inalizado sus estudios de doctorado, Zúñiga es nombrado Profesor de contrabajo en la Universidad de Mary Hardin-Baylor en la Ciudad de Belton TX, (USA). Zúñiga ha recibido clases magistrales de algunos de los contrabajistas más notables actualmente, entre ellos, Edgar Meyer, Oscar Carnero, Edicson Ruiz, Klaus Stoll, Albert Lazlo, Boguslav Furtok, Harold Robinson, entre otros. Ha sido miembro de festivales internacionales de música tales como, el Paci[ic Music Festival (Japón), Aspen Music Festival (USA), Instrumenta (México), Orquesta de Jóvenes Latinoamericanos (Venezuela), entre otros. Zúñiga ha sido también miembro y músico invitado de orquestas en los Estados Unidos, entre ellas Victoria Symphony Orchestra TX (contrabajo Principal), Round rock Symphony Orchestra, Brazos Valley Symphony, The Austin Symphony, Austin Lyric Opera, entre otras. Actualmente miembro de la Orquesta Sinfónica Nacional de Panamá, Zúñiga continua trabajando en mas proyectos musicales cuya información esta disponible a través del sitio web www.ricardozunigabass.com |
Simone Elenciuc, Violino |
Vinícius Batista - Percussão Atualmente é timpanista e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Goiás. No âmbito da educação musical, foi instrutor de percussão da Fundação Bachiana Filarmônica, no polo de Suzano-SP, nos anos de 2018 e 2019. Ministrando aulas para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. Também atuou como educador musical na prefeitura de Mairinque-SP por dois anos, ensinando percussão em bairros periféricos da cidade e no Projeto “Música e Cidadania” da Banda Conselheiro Mairinque. Foi instrutor de percussão do NEOJIBA no Núcleo Territorial Teixeira de Freitas-BA entre os anos 2020 e 2021. Formado em 2015, pela Universidade de São Paulo, no curso de Bacharelado em Música com habilitação em percussão com Ricardo Bologna, também estudou com Elizabeth Del Grande na Escola Municipal de Música – SP entre 2008 e 2011 (ambos timpanistas da OSESP), e com Rubén Zuñiga, no Instituto Baccarelli, em 2016. No ano seguinte concluiu o curso de Extensão, “Aspectos da Música Contemporânea” na USP, com Ricardo Bologna. Concluiu em 2020 o curso Zertifikatstudienjahr (pós-graduação) em percussão sinfônica, em Münster-Alemanha sob orientação dos professores Armin Weigert (tímpanos e percussão orquestral), Katarzyna Mycka (marimba), Altfrid Sicking (vibrafone), Stephan Froleyks (percussão contemporânea) e Gereon Voss (grupo de percussão). Como músico convidado, tocou tímpanos e percussão na Sinfonieorchester Münster, Kourion Orchester e na Brass Band Westfalen (todas na Alemanha), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Campinas, Camerata do Coral Luther King, Camerata do Coral Paulistano, entre outras. Participou do Festival Música nas Montanhas em 2012, e também da 45ª edição do Festival de Inverno de Campos do JoJordão. Foi timpanista da Orquestra Jovem Municipal – SP, nos anos em que estudou na E.M.M.; e por dez anos foi músico da Banda Sinfônica Conselheiro Mairinque. Foi chefe de naipe da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil em 2012 – 2013 (onde participou de musicais em São Paulo, Paraná e Brasília); timpanista da OCAM (Orquestra de Câmara da ECA-USP) em 2014 e 2015; e percussionista da Orquestra Jovem e Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, em 2016. Foi músico da Orquestra Experimental de Repertório de 2017 a 2019, tocando tímpanos e percussão. |
Fábio Saggin |
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