concurso violão assovio vertentes.png

Alunos da EMAC vencem primeiro e segundo lugares no II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes

Em 16/11/20 20:45.

Discentes do curso de graduação em Música Bacharelado, Nícolas Porto Silva e André Marcílio são, respectivamente, primeiro e segundo colocados no concurso

A final do II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes, realizada em 16 de outubro de 2020, ocorreu de forma online entre seis finalistas oriundos das regiões Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste brasileiras, sendo os vencedores da primeira e segunda colocação, respectivamente, os alunos Nícolas Porto Silva e André Marcílio, ambos do curso de graduação em Música Bacharelado da EMAC UFG.

Este ano, o evento ocorreu juntamente com o IV Circuito de Violão das Vertentes que reuniu renomados violonistas do Brasil e exterior realizando workshops, mesas redondas e concertos. O professor de violão e diretor da EMAC, Eduardo Meirinhos, participou da edição 2020 como palestrante.

O nome do evento deve-se à região denominada Campo das Vertentes localizada no Estado de Minas Gerais e formada por 36 municípios, dentre eles, São João del Rei, cidade sede de um dos Câmpus da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). De acordo com um dos organizadores, Octávio Deluchi, o Circuito de Violão das Vertentes iniciou-se em 2016 por meio da iniciativa de egressos da UFSJ; já a competição, Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes, possui caráter nacional e ocorre a cada dois anos, com primeira edição em 2018.

Ao anunciar os vencedores da edição 2020, Octávio Deluchi afirma que a equipe organizadora buscou valorizar o repertório nacional escolhendo uma peça da Valsa Chôro de Sérgio de Vasconcellos-Corrêa para interpretação dos finalistas. A final dos competidores ocorreu em duas fases, eliminatória e classificatória.

andré marcílio assovio vertentes 1 .jpeg
Para o aluno André Marcílio, segundo colocado, participar de competições remotas (informações sobre sua participação no World Bach Competition podem ser acessadas aqui) contribuem para que ele se mantenha motivado em sua rotina de estudos durante o período de pandemia da Covid-19.

Nícolas Porto Assovio Vertentes
Vencedor do II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes, Nícolas Porto Silva afirma que foi uma grande honra participar desta competição e que a experiência em formato online do evento é um incentivador na regularidade de seus estudos durante a pandemia.

A final, com as apresentações em vídeo dos seis finalistas e dos dois primeiros colocados da EMAC, pode ser acessada AQUI no canal YouTube do evento.

Fonte: Texto: Fabrícia Vilarinho (Ascom EMAC). Fotos: Arquivo pessoal de Nícolas Porto Silva e André Marcílio

Categorias: notícias